quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Meditar pode ser bem mais simples...


Já faz anos que a meditação entrou no meu vocabulário, mas quase sempre era palavra oca, da boca pra fora.Tentei poucas vezes e me deparei com uma chuva de pensamentos infernais. Meditar sempre foi algo longe, coisa que talvez eu só fizesse de verdade quando meus pés tocassem o solo sujo da índia em meus sonhos de viajante. Meditar para mim sempre teve uma aura de impossível, ou melhor, inacessível. Coisa que a gente começa e logo quer parar porque não ver resultado.Como se meditar fosse um bolo que assamos e esperássemos crescer.

Mas meditar é algo tão intimo e sublime que não se explica e não se espera nada. E qualquer descrição parece uma banalidade se comparado ao vivido. Minha mente andou me dando trabalho de novo e já não tinha mais minha amiga Dwari aqui perto com suas pílulas tranqüilizadoras da alma, feitas de palavras sãs e seus florais.

Faz uns meses que decidi tentar meditar e levar a sério dessa vez. Confesso que de novo parece que entrei numa gaiola cheia de morcegos e eu tentando me esquivar.Tudo começa conturbado, mas já sinto uns segundos de paz, o que me anima a continuar nessa pista escorregadia. Pista que leva para dentro de mim mesma e que necessito ser forte para lutar contra os fantasmas que invento e agradecida pelas flores que me chegam nesses segundos de paz.

Aos poucos descubro que não necessito de receitas, não preciso sentar em posição de lótus, nem acordar com o sol nascendo, nem tampouco respirar de um jeito esdruxúlo, como aprendi nas aulas de ioga. Ando descobrindo que é mais simples do que imaginava, basta dedicação, perseverança e silêncio. Respiro normalmente, às vezes até fico deitada na cama. A idéia é não dormir e tentar driblar a ladainha da mente. Acho que ao desmistificar o meditar a gente encontra a simplicidade no caminho desse gesto. Eu continuo TENTANDO.

Um comentário:

  1. Tá descobrindo o caminho amiga...um dia,meditar será tão simples quanto respirar naturalmente!boa caminhada!
    di

    ResponderExcluir