quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Estar perto de livros exerce um fascínio imensurável ao meu ser.É como se aquela redoma formada pelas prateleiras abrisse um túnel e ali, envolta às letras e ao cheiro de papel eu me sentisse plena. Sempre digo que assim como as paisagens do mundo, existem livros demais e não poderei lê-los nem ir ao encontro de todos esses lugares, pois uma vida é pouco para percorrer todos os mapas que guardo em meu desejo de trilhar e os milhares de livros que adoraria ler.

Entrar numa livraria é um momento que me preenche, pois ali rodeada de literatura, me vejo cheia de encantamento. Posso ficar horas, mesmo que não compre nada, ali é meu parque de diversões. O apetite pelas palavras escritas tem sido maior do que meu desejo por chocolate ultimamente. Ler me leva por entre caminhos que jamais percorrerei com meus pés, ler me mostra paisagens que nunca verei, pois muitas, se quer existem. Ler me faz querer escrever, sempre! E minha escrita tem sido um hiato depois que entrei no mundo de agulhas, linhas e retalhos. A escrita só se concretiza quando palpita em mim algum desejo mais forte de vida, ou uma dor.

Queria mais disposição e dedicação às letras, mas entendo que a literatura só nasce de parto natural, sem hora ou data, também aprendi que a poesia pode ficar adormecida durante anos, assim como dorme em mim. Um dia quem sabe depois de madurar no meu ser, ela renasça, como a semente mais antiga da terra que plantada germinou e se mostra de um verde incrível. Enquanto isso vou alimentando meu espírito de livros, mas também se faz necessário dizer que livros costurados, aqueles que estão ali no canto sem nunca serem abertos, não tem lugar no meu mundo. Guardo apenas àqueles que me chamam a uma releitura, seja de um trecho ou inteiro depois de um tempo. Livros fechados por muitos anos não têm vida, é como o caminho que só existe quando é percorrido.O melhor a fazer é doar para que outros leitores dêem vida aos mesmos, já que a literatura só tem sentido quando compartilhada.

P.S:Estou lendo Princesa -A história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus. De Jean sasson.

2 comentários:

  1. Mi, querida!
    Ler esse seu texto foi como ler meus próprios pensamentos acerca da leitura! Sinto isso tudo também dentro de mim!!! Acabei de ler a trilogia Millenium e agora estou lendo Anjos & Demônios, do Dan Brown, na versão em inglês (para dar uma desenferrujadinha....). Um livro que amei e quero reler é Memórias de uma
    Gueixa. Se você ainda não leu, não perca!! É de uma poesia ímpar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mô! Bom te ver por aqui, vou buscar esse da gueixa, eu ja vi o filme, achei lindo o figurino!beijos,Mi

    ResponderExcluir