segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nem Ronaldinho, nem Ronaldo. Fenômeno mesmo é o Fraga!












Surpreendente. Revolucionário da moda. Esses são os adjetivos que escolhi na peneira que fiz para falar de Ronaldo Fraga, esse mineiro que como o anjo torto Drummond, consegue arrancar poesia das pedras que encontra no caminho. Pois quem conhece um pouco da história desse talento das Gerais, sabe que ele já nasceu poeta, mesmo quando só sabia desenhar parafusos. Como um bom mineiro, é um ótimo contador de casos e leva isso tanto para o dia-a-dia, como para sua obra.

Considerado o mais belo desfile da São Paulo Fashion Week, edição inverno 2009, Ronaldo Fraga emocionou até os mais sisudos da platéia.Trouxe para a passarela crianças e velhos desfilando sua nova coleção, “Tudo é risca de giz”, baseada no espetáculo teatral “Giz” de Álvaro Apocaliypse, para o grupo de teatro de bonecos Giramundo. Para contar mais este causo, o estilista elegeu um casting inusitado ao abrir mão de famosas e magras top models. Ver homens e mulheres reais com cabelos brancos e rugas na cara usando seus looks modernosos foi surpreeendente. Ronaldo sabe e prega que moda também deve defender idéias, coisa que o mesmo sabe fazer com maestria.

Muito antes das semanas de moda...


Depois de fazer todos os cursos de desenho oferecidos gratuitamente em sua cidade, o menino curioso e que nunca pensou em desenhar moda, foi parar numa loja de tecidos, onde era pago para criar modelitos para a mulherada que comprava ali.

“O mais louco é que eu sabia desenhar, mas, a roupa não vinha, eu não tinha idéia das tendências, do que se usava. Então a fila crescia e eu ia entrando em desespero(...) Aproveitava o horário de almoço para observar vitrines, as pessoas nas ruas”.

“Comecei a ouvir a voz dos tecidos...O que eles tinham para me dizer...os cheiros...O barulho ao serem rasgados...”. Foi mais ou menos assim que o estilista começou sua fala durante uma palestra na Livraria Cultura, em São Paulo, ano passado. Contou um pouco de sua vida e obra mesclando crônicas de Carlos Drummond de Andrade.

Até hoje as criações de Ronaldo fogem às tendências, pois como ele mesmo diz: “Moda é aquilo que traz uma história, antes de desenhar a moda eu desenho o contexto”.

Os mais críticos tentam rotulá-lo como regionalista, mas o estilista defende que transforma cultura brasileira em produto de moda e que isso de regionalismo é coisa de paulista. “Identidade é uma cidade que cada um carrega dentro de si. Temos que entender e nos apropriar da nossa cultura”, completa.

Naquele dia, ali naquela sala lotada de estudantes de moda e curiosos como eu e minha amiga Andréa, passei a admirar em dobro o Ronaldo estilista e o Ronaldo homem, pois apesar de estar imerso a esse mundo glamuroso e muitas vezes fútil da moda, ele consegue defender suas causas com coerência, dignidade e um delicado talento que faz a diferença.

Ao término da palestra Ronaldo conversou simplesmente com todos que chegaram até ele, inclusive com nós duas, eu e minha amiga que estávamos com aquela cara de fã-clube.
Para ver e ler mais sobre ele deixo o link criado pela minha amiga Andrea que como eu é uma fã incorrigível:http://www.flickr.com/photos/flordemaracuja11/3213954420/in/photostream/


Micheline Matos
27.01.2009

3 comentários:

  1. Pois é Mí...eu ví parte desse desfile....e me emocionei....Esse é o FENÔMENO do momento:Ronaldo (outro?não!);o Fraga!
    bjks
    di

    ResponderExcluir
  2. Lindo-lindo-lindo, Mi, querida!!!!!
    Tb gosto muitooooo desse seu lado jornalista, viu?! E esse blog é uma oportunidade de ouro pra vc sempre exercitar mais e mais essa sua faceta tão interessante!!!!!
    Ronaldo é esse encanto que faz críticas profundas ao mundo em que vivemos - amooooo!!!!
    Gostei d+++, minha amiga - obrigada pela parte que me toca!!!! rsrsrsr
    *))

    ResponderExcluir
  3. Hoje resolvi dar uma passadinha por aqui e como é bom fazer isso....
    Sempre me surpreendo com estas menina que independente de ser jornalista é uma expert na arte de escrever. Uma narrativa sobre qualquer assunto que ela faz, tem um que de mágico pois ela coloca cada palavra e cada frase no lugar e momento certo. Queria eu ser tão sábia para poder descrevê-la melhor, mais infelizmente não me foi dado o dom da palavra. Mais não faz mal, não me sinto frustada pois me deleito em ler o que ela escreve como nimguem.
    Preciso ser mais assídua nestas visitas....
    Obrigado minha amiga e continue...
    beijos azuis.

    ResponderExcluir