domingo, 13 de junho de 2010

Uma página de 2007


O nosso canto fica escondido entre grandes avenidas, guardado entre diversas ruas que abrigam árvores de flores. Coisa encantadora, mágica sob o concreto dessa terra meio cinza. A rua me faz lembrar aquela canção: "Se essa rua fosse minha...eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante". Não tem asfalto, é cheia de jardins e no fim da tarde ainda tem orquestra de maritacas. Ali os beija-flores se encontram em festa e na minha janela um convite para virem me visitar. Tem um ou dois sagüis que passeiam pelos fios, entre as castanholeiras, além de Sam* e Garfield, os gatos mais lindos da rua, que passeiam pelas casas, como se em cada uma tivessem um elo. São de todos, mas preferem o jardim e o sossego da casa da Jacir, nossa vizinha de frente.

A cidade ferve nos arredores, no entanto naquele pedaço que mais lembra cidade do interior, reina um silêncio quebrado apenas por alguns carros que insistem ter pressa, ou o carro da pamonha, vendendo o puro creme do milho, o caminhão das frutas na sexta feira no fim da tarde, ou o velhinho italiano na sua bicicleta antiga, oferecendo seus serviços de faz-tudo: amola facas, concerta panelas...Essas coisas que quase não se ver no burburinho da cidade grande.

Tem dias que a rua parece agradecer a calma e chama um vento para derrubar as pétalas rosadas das flores no alto das árvores. O chão parece um tapete e muitos nem percebem a beleza desse momento. Agora que o outono começou a mostrar sua exata temperatura, tudo fica ainda mais bucólico. Olho pela janela, sinto o vento frio e meu desejo é tomar um café e ficar bem perto dos meus cachorros, sentindo o quentinho de suas barrigas, em contraste com o frio de seus focinhos. Quero ficar assim o dia todo, até que a noite chegue e traga um abraço e a promessa de mais um fim de semana de vinho e amor pra esquentar meu primeiro outono na terra da garoa.

*Sam, um dos gatos sumiu há quase dois anos, não se sabe o que aconteceu com o mesmo, segundo algumas pessoas da rua, alguém se encantou com sua beleza e o levou daqui. Os saguis também desapareceram há uns meses...no fim da rua sumiram 6 casas e agora vai aparecer um predio moderno e alto.

2 comentários:

  1. Ai, que lindo! Entre a nostalgia e a inovação... só o sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Parece linda essa rua.....algúm dia transitarei por ela rirndo com dois amigos .....e persiguindo um cachorro louco.....bj

    ResponderExcluir